Decoração Escandinava

11:49




Desde que comecei a me organizar para mudar de apê (o que explica a minha ausência no blog) eu tenho procurado bastante referências para decoração do meu espacinho novo, e sem dúvidas - já que ando na onda do armário cápsula e de me desfazer das coisas que eu tinha acumuladas - o estilo minimalista de decoração foi o que mais me chamou atenção. Ele tem muitas características que me agradam, como fazer uma decoração bonita e estilosa, porém simples e com menos objetos, a ideias de manter o espaço minimamente organizado (um ótimo exercício para mim, que sempre fui bagunceira), entre outras coisas. Só que mais a fundo nas minhas pesquisas, eu descobri que o que estava me encantando não era apenas uma estética minimalista de decorar os espaços, mas sim todo um conceito de decoração já bem conhecido, o estilo Escandinavo.

A Escandinávia é uma região do norte da Europa que abrange a Dinamarca, Suécia e Noruega, Por ser uma área cortada pelo Círculo Polar Ártico, as estações são bem definidas e o período de inverno é muito frio, a neve é intensa e os dias são mais curtos, por isso eles precisam de uma decoração e estrutura da casa que torne o ambiente mais aconchegante e iluminado. O estilo escandinavo de decorar traz consigo uma valorização dos materiais próprios da região e também dos artesanatos locais. Carl Larsson é o grande nome desse estilo, o pintor inspirou com as suas aquarelas - combinando as cores neutras das paisagens regionais e elementos levemente envelhecido - o design de interior da decoração escandinava. Combinando o tradicional com o moderno.

Carl Larsson "Cosy Corner" 1894

E é combinando o tradicional com o moderno que esse estilo de decoração continua fazendo sucesso e sendo atual mesmo depois de tanto tempo. O estilo escandinavo na decoração e design surgiu no inicio do século XX quando os designers dessa região começaram a produzir móveis e objetos de decoração com linhas simples, funcionais, utilizando materiais locais e de qualidade e se inspirando na natureza ao redor. Muitos dos designers escandinavos foram inspirados pela Bauhaus, escola de design e arquitetura modernista que prezava pela funcionalidade das suas criações.  

E se você se interessou por esse estilo de decoração, saiba que ele não é tão complicado ou caro quanto parece. Existem alguns elementos básicos que você pode usar que já vão dar um ar mais "scandinavian" para o ambiente que você deseja decorar. Paredes brancas ou beges são essenciais, na verdade quanto mais objetos de cor branca ou cores mais claras que você conseguir incluir no ambiente melhor vai ser. Muita iluminação, seja de luz natural com janelas sem cortinas pesadas e sem muitos adornos ou com luminárias ou velas em pontos estratégicos. Moveis mais simples, com um design funcional e linhas mais retas. O que você puder incluir que seja amadeirado como mesa, cadeiras ou alguns outros detalhes para casa é o que vai trazer aquele ar rústico e aconchegante ao ambiente branco. Apesar da tendência minimalista e da preferência pelo branco, as cores estão permitidas, Elas podem ficar por conta das plantinhas, das almofadas e dos quadros na parede. E pra finalizar não esqueça de decorar com objetos do artesanato da sua região. Confira algumas inspirações <3







O objetivo desse tipo de decoração é ter um ambiente iluminado e aconchegante, organizado mas cheio de personalidade. Ele vai além do tradicional minimalismo preto e branco.


You Might Also Like

7 comentários

  1. Sou apaixonada por decoração clean, só que toda vez que tento acabo caindo de amores por cores mais fortes, assim não dá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahah, mas você pode ver que em algumas fotos temos uma decor clean mais com cores. acho que da pra combinar os dois sim!

      bjs

      Excluir
  2. Que decoração mais linda, é impossível escolher a foto mais bonita, adorei todos. *--*
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  3. Oi Karol, tudo bem?! :3
    Eu adorei a sua postagem, também gosto muito desse estilo.
    Mas não sabia que era o Escandinavo, juro! Embora eu tenha uma paixão pela Suécia. <3
    Quando eu tiver o meu cantinho, também quero uma coisa assim, nessa linha!
    Você já viu o apartamento da Debora do Tudo Orna ou o da Ray Nicacio?
    Tenho certeza que você vai gostar, serio! E por favor, poste fotos da sua decoração depois?
    Beijão!!

    http://seismilmilhas.com/
    http://facebook.com/seismilmilhas
    https://www.youtube.com/c/seismilmilhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi siiiim, sigo os dois no insta e amooo!!!! <33
      se eu conseguir fazer uma decor bacana eu posto sim aqui

      bjss

      Excluir
  4. Que decoração lindas e aconchegantes, fiquei apaixonada! <3
    Ótima seleção. bjuxxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  5. eu também ando muito encantada com a Bauhaus e coisas que se inspirem nela!

    bjs

    ResponderExcluir

Seguidores

FACEBOOK

Flickr Images