O que é armário-cápsula

13:30



Hoje vamos bater um papo sério, vamos falar de armário capsula. Esse "novo" conceito de organizar as roupas que está atraindo cada vez mais gente e se tornando cada vez mais popular na internet e no guarda-roupa das pessoas. É fácil, ajuda a definir melhor seu estilo e ainda a guardar uma grana.


Bem, a verdade é que eu já estou praticando o armário-capsula faz uns 2 meses, mas foi algo bem instintivo, pesquisei um pouco, separei e organizei minhas roupas e desde então está indo tudo ok. Mas pra fazer esse post eu senti que deveria dar uma pesquisada maior pra poder trazer um conteúdo mais completo para vocês. E pra começar esse conceito de armário capsula se tornou popular com a blogueira Caroline do Un-Fancy, ela decidiu separar 37 peças das suas roupas favoritas e o restante ela guarda em um local onde não possa ver e usa essas peças num período de 3 meses (uma estação do ano) e a cada nova estação ela também renova essas 37 peças utilizando as roupas que estavam guardadas. Ela também junta uma grana durante esse tempo e se sentir que precisa comprar alguma coisa para o novo armário capsula ela compra. Ela relatava todos esses processos em seu blog, mas infelizmente ele não é atualizado desde abril do ano passado. :/

Mas a pesar disso, o conceito já ta aí espalhado pela internet e a cada dia conquistando novas pessoas. E ele funciona basicamente da forma que a já falei, como a Caroline faz. Mas é claro que você não precisa escolher exatamente 37 peças, esse é um numero para te nortear, mas pode ser mais ou menos (o meu mesmo tem 32). Aqui no brasil sabemos que é complicado separar por estações porque, principalmente quem mora no norte/nordeste não vai ter as estações tão claras e diferenciadas, mas apesar disso eu digo que dá sim pra fazer um armário capsula para 3 meses numa boa, e olha que eu moro em Recife.

É importante, depois que você decidir que quer realmente fazer um armário capsula, juntar todas as suas roupas e começar a selecionar o que você ama e usa das coisas que já não fazem mais seu estilo e que você não usa mais (ou até mesmo que nunca usou). A partir disso você pode separar o que quer doar/vender e o que você quer dar uma chance ainda. Depois é só separar as peças que você quer usar e guardar as que você ainda gosta mas não foram as escolhidas para a estação em um local em que você não tenha muito contato. A ideia é não comprar nenhuma roupa durante esse tempo e só usar o que foi selecionada, mas é claro que se alguma emergência acontecer você pode tirar alguma das peças que estava guardada (tipo um dia frio que precisa de uma casaco em pleno armário de verão) ou comprar alguma coisa que realmente seja necessária.

meu armário capsula

Como eu falei o meu armário capsula tem 32 peças de roupas, e na verdade foram somente as roupas que eu me limitei. Não separei nem sapatos, nem bolsas, nem acessórios, pois tenho poucos e uso praticamente tudo. Eu já tinha tentando ter um armário capsula antes, mas por vários motivos e erros meus ele não deu certo, porém desde Dezembro eu estou com esse armário e ta indo tudo muito bem até agora, e ele vai até o final desse mês. Eu decidi que queria fazer esse projeto porque eu não aguentava mais olhar para as roupas que eu tinha, eu tinha/tenho muita roupa, porém muita roupa antiga, de quando eu tinha 15 anos, roupas que não uso, que nunca usei, que não fazem meu estilo. No começo é um pouco difícil se desfazer das suas roupas, mas com o tempo você vai pegando o jeito e isso acaba virando uma mania, eu to sempre conferindo minhas roupas pra ver o que pode sair do meu armário e ir pra doação/venda. Bem, o objetivo disso tudo é se livrar de coisas que não te fazem mais feliz, não são uteis no seu armário e fazer você focar em novas experiencias e gastar o seu tempo e dinheiro com o que realmente te faz feliz.

Esse post ficou muito grande, mas é por que o conteúdo é grande mesmo. Eu pretendo fazer ainda um post só sobre o meu armário capsula e como tem sido todo o processo pra mim. Ah, e eu deixo um link aqui pra quem se interessou pelo assunto, o do Project 333,  que consiste basicamente em separar 33 peças pra usar por 3 meses, Ele tem algumas regrinhas que talvez ajude mais quem tem um pouco de dificuldade de fazer um armário capsula sozinha.

You Might Also Like

18 comentários

  1. Eu nunca tinha ouvido falar do assunto e adorei muito a ideia. Eu ainda não posso ter uma guarda-roupa cápsula, mas quem sabe lá na frente eu não tente ? Agora vem cá, roupa desde o 15? No inicio fiquei chocada, mas eu lembrei que tenho peças que eu ainda uso (em casa) de quando eu tinha 12/13 hahaha. E esse seu cabelo? Querooooo! Você é linda <3

    garotaveneta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é né, parece loucura ler isso mas quando paramos pra pensar a gente vê q tem muita roupa antiga guardada que não usa por pena de doar ou vender ou por varios outros motivos. É muito real isso hahaha mas to ja dando um jeito nessas minhas coisas :P

      bjs e procure ler mais sobre o assunto, garanto que vc vai começar a pensar seriamente na ideia de fazer um armário capsula!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar sobre, mas gostei da ideia! super interessante!
    acho que daria certo pra mim!
    um beijo
    BLOG By Jeeh Sena
    INSTAGRAM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita flor, que bom que gostou, e já que vc acha q daria certo pq vc não procura ler mais sobre o assunto e tentar pelo menos por uns 3 meses! :DD garanto que pelo menos pra se desfazer daquelas roupas encostadas que vc não usa e nem faz nada ia servir haha

      bjss

      Excluir
  3. Nossa, nunca tinha escutado falar desse conceito !
    muito legal o post ...
    www.jacifrazzatoblog.com

    ResponderExcluir
  4. Eu vi isso em alguns blogs já e achei legal pra descobrir que podemos fazer novas combinações com peças que quase nem usamos, ou usamos muito!
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, isso é muito bom!! acabamos criando looks totalmente novos com esse tipo de exercício!

      Excluir
  5. Nunca tinha visto falar sobre esse armário cápsula. Achei essa ideia incrivel mesmo. Até estava conversando com meu pai esses dias sobre algo parecido, mas nao sabia que era esse nome que ganhava o assunto.
    Adooorei mesmo
    bjuxx
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  6. eu acho a ideia extremamente genial e maravilhosa, mas cara, eu não sei se eu consigo :/ é com muita tristeza que eu falo isso, aliás, porque queria mesmo, mas eu sou aquele tipo de pessoa que tem mil roupas e não tem nenhuma ao mesmo tempo, sabe?
    talvez se eu fizesse realmente aproveitaria melhor, mas não consigo, cara que saco eu queria conseguir hsuehushesiuheiusheiusheiuhsuei
    ~~é isso que eu fico pensando quando penso em armário capsula, e fica nesse looping eterno hahaha~~
    Enfim, poste mais sobre isso, sério!

    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu também era assim, mil roupas mas quando eu queria sair nao tinha nenhuma.
      o armário capsula é muito bom pra mudar isso na gente. Te aconselho a pensar mais nessa ideia, e espero que esse e os futuros posts te inspirem!

      bjs

      Excluir
  7. Eu adorei saber, não conhecia esse armário cápsula mas gostei de conhecer.
    Eu pretendo reformar meu quarto e seria interessante eu colocar porque é mais organizado e não ocupa tanto espaço né?
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  8. Olha ai, você fez o post, que ótimo!!
    Me motivo cada dia mais a criar vergonha e separar minhas roupas para começar, vejo relatos das meminas nos grupos do facebook e fico morrendo de vontade. Tenho MUITAS roupas e isso faz tudo estar sempre bagunçado, eu não acho roupa nenhuma e acabo usando as mesmas sempre e ficando com aquele sentimento de "não tenho roupa" kkkk
    Muito bom o post, aguardo ansiosamente pelo post sobre o seu e como tem sido a experiência!

    Beijos,
    eitalola.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, eu era muito assim também. O engraçado é que a minhar organização para com o armário capsula ta me levando a ser organizada com os resto das minhas coisas. Ta sendo um exercíco muito bom pra minha vida

      Excluir
  9. Oi Karoline,
    Te achei na Isabella, adorei o post, já o armário cápsula, mas parei c dois meses. Estou me reorganizando pra fazer pra vida toda.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, o primei primeip AC eu também parei só que foi com 1 mes hauhau, mas agora ta dando super certo. Espero que vc consiga tb

      bjs

      Excluir
  10. Achei muito legal *--*
    Estou achando meu guarda-roupas super atolado de roupas (a maior parte quase nunca uso) e vou tentar criar um armário capsula pra mim também! Ah, já estou esperando o post onde você conta mais sobre seu armário cápsula, viu?
    Ps. achei sua arara super tumblr haha
    Beijos!
    Sem ser Blasé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era assim com a minhas roupas, no começo foi difícil mas hoje em dia eu ja to ficando a louca q toda vez q abre as gavetas fica olhando pra ver o que pode sair dali hahahaha eu espero que vc consiga também. Se resvolver que vai mesmo fazer um AC me conta.

      bjss

      Excluir
  11. Caramba, que fita! Eu já fazia isso de uma certa forma, mas não sabia que tinha um nome / técnica. Gostei bastante do blog! Vou acompanhar! ^^ Beijão!
    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Seguidores

FACEBOOK

Flickr Images