Ela causa tombamento e mostra que é o poder

11:07


Nessa sexta, 18 de março, o clipe "Tombei" da Karol Conka fez exatamente um ano! Alguns dias após o show fantástico que ela fez no Lollapalooza e que foi notícia em vários portais brasileiros. O que me fez ficar pensando por horas em como essa mulher vem crescendo no cenário da música brasileira, como ela tem servido de exemplo e empoderado tantas outras mulheres, como ela tem chacoalhado as coisas por aqui. 


Minha história com a Karol (minha xará) começou lá em 2013 quando eu tive a oportunidade de ir pra um show dela no Coquetel Molotov, festival de música alternativa em Recife. Conhecia praticamento zero coisas sobre a Karol até aquele show, ok, conhecia ela de nome e já tinha ouvido uma ou duas músicas, mas só. Porém, ali naquele show, mesmo sem conhecer o trabalho dela eu já senti toda a energia, carisma e talento que ela tinha. E desde então eu a acompanhava, mas de forma tímida até que PAM, a bicha lança o clipe de "Tombei" e muda a minha vida. Sério, o que foi esse clipe, e a letra dessa música, a sonoridade, e todo o visual e estética que ela apresentou pra gente? Tombamento!



Eu me apaixonei de muito mais por ela com "Tombei", achei aquela música de um empoderamento sem tamanho, ainda mais no momento em que o clipe foi lançado, momento qual o feminismo tem sido pauta constante. "Peguei sua opinião 1, 2 pisei", "Mamacita fala, vagabundo senta", "Se quer falar comigo então fala direito", "Carregada de argumento, seu discurso não convence" são apenas alguns dos trechos que demonstram todo o empoderamento da mulher. E eu poderia muito bem colocar a letra inteira da música aqui, porque toda ela é sobre isso.

Então eu fui ouvir o álbum que ela havia lançado em 2013, o Batuk Freak, curtindo as batidas e prestando atenção nas letras. Além das músicas mais pop pra dançar na balada, o álbum também conta com raps de letras incríveis que fazem refletir, como "Mundo Louco" e "Sandália". Não é atoa que em 2013 ela ganhou o premio de "Revelação" do Prêmio Multishow. O que poderia parecer difícil para uma menina fazendo rap em Curitiba e sem ninguém da família que estava dentro do meio musical. Mas como ela mesma fala em "Você não vai", "nessa vida não basta querer ser, tem que ta na veia saber fazer", e ela sabe!

Conka no Lollapalooza

Ano passado, ela veio tocar em Recife de novo e eu fui. A mamacita e o DJ Hadji fizeram um show com muita energia, interagindo com a galera, tocando os hits, cantando musica das divas Beyonce e Rihanna, além homenagear Chico Science e ainda chamar dois fãs para subirem no palco com ela. E eu tava lá na grade, pulando, cantando todas as música e aproveitando um dos melhores show que já fui. Quando fiquei sabendo que ela ia tocar no Lollapalooza eu pensei: ela é a única atração que eu realmente queria ver. Infelizmente eu não pude ir pro festival, mas assisti aos vídeos do show na internet mesmo e fiquei doida, como eu queria ter ido!

Um dos primeiros shows do dia, porém já com um grande público cantando todas as músicas e trazendo ao palco a MC Carol e o MC Tchelinho. Seu show foi comentando por todos na internet e ela saiu do festival consagrada como o nome do rap nacional do momento, mostrou o poder das pretas, a força das mulheres e encerrou a música "Tombei" com discurso feminista, falando que "ta rolando uma reeducação cultural no país. Nós, feministas sim, vamos ajudar o país a chegar pra frente. Aceita porque dói menos, queridos machistas".

E depois de analisar tudo isso eu só consegui chegar a conclusão de que essa mulher ta fazendo um trabalho lindo e que tem falando por tanta gente que antes não via sua voz em lugar algum. Pra mim isso é revolução, revolução com a sua música, a sua arte. Representando as mulheres brasileiras, aquelas que correm atrás, aquelas que querem se divertir, as que conhecem seus direitos, as negras e não-brancas que não conseguiam se enchergar na maioria das artistas que temos aí na mídia. Karol Conka ta pra lançar album novo esse ano e só nos restas esperar por esse próximo tombamento porque ela já mostrou pra gente que ela "É o Poder".

You Might Also Like

6 comentários

  1. Diga olá para a sua mais nova leitora hahah tô apaixonada pelo seu blog e seus posts, você é toda empoderada e linda! A Karol é tombamento sempre :) Sucesso pra ti, viu?

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Admiro sua história e o movimento que está fazendo, mas eu não curto.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br/

    ResponderExcluir
  3. eu queria fazer um comentário mais elaborado sobre ela, mas a unica coisa que consigo dizer é ELA É MARAVILHOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOSA!
    acho que isso resume... apenas.
    diva
    lacradora
    maravilhosa.
    ahuahauhauahu
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  4. A M O a Karol Conká, ele arraaaaaaaaasa demais! Amei seu blog, o layout é lindo e já gostei do seu gosto haha
    Sucesso, beijão.
    ps: vim do bgs haha

    www.santtavaidade.com

    ResponderExcluir
  5. O seu post sobre ela ficou lindão demais.
    Tambem só fui arar ara realmente conhecer ela esse ano e me arrependi tanto que nem sei, devia ter começado antes <3 ela é muito incrível em todos os aspectos.

    Beijos
    Caroline
    ameamai.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seguidores

FACEBOOK

Flickr Images